MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos do Cefet Varginha são Medalhistas na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Quarta-feira, 12 de julho de 2023

Aconteceu no dia 19 de maio de 2023 a 26ª Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Nesta edição, o CEFET MG – Campus Varginha contou com a participação de 23 alunos na OBA e com três equipes na MOBFOG. Ao todo, a Olimpíada reuniu mais de Dois milhões de participantes em todo território nacional e distribuiu mais de 90 mil medalhas entre os participantes da OBA e da MOBFOG.

No CEFET Varginha os alunos ISABELA FERREIRA ZAMZIM SOUZA do 1° ano do Curso técnico em Edificações, JOÃO PEDRO MIYAKE do 3º ano do curso técnico em Edificações e JOÃO HUMBERTO DE PAULA OLIVEIRA AMORIM do 1º ano do curso técnico em informática foram medalhistas de prata na competição e obtiveram as maiores notas da prova dentre os alunos que representaram o Campus no evento.

Além deles, outros alunos dos cursos técnicos integrados foram agraciados com medalhas de bronze e ainda com menção honrosa pela sua participação. A professora Natália Ferreira Vidal – professora de Física do Campus Varginha – foi a docente responsável por acompanhar os alunos na OBA E MOBFOG e se sentiu muito feliz e orgulhosa pelo resultado alcançado por seus alunos. De acordo com ela, incentivar a participação dos jovens em eventos dessa natureza é de grande importância, pois as olimpíadas do conhecimento permitem aos alunos aprender mais sobre determinado assunto e os ajudam a promover a autonomia em seus estudos. Além disso, os bons resultados em eventos dessa natureza podem facilitar o ingresso ao ensino superior, uma vez que algumas universidades e institutos federais aceitam em seus processos seletivos medalhistas olímpicos.  

Sobre a OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Essa olímpiada é uma das mais tradicionais olimpíadas do conhecimento ofertadas aos estudantes brasileiros de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio de toda a rede pública e particular do país. O objetivo da competição é despertar o interesse dos alunos pela astronáutica, física e astronomia, por meio de uma metodologia lúdica e cooperativa. Muito mais do que premiar os melhores estudantes, a OBA tem o objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro em diferentes níveis, dependendo da série/etapa escolar em que se encontra o aluno.

Para saber mais sobre a OBA, acesse: http://www.oba.org.br.

Responsável pela notícia: Natália Ferreira  Vidal.