MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alunos do Cefet Varginha conquistam primeiro lugar em concurso de música autoral

Segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

O campus Varginha vem se tornando , cada vez mais, um “berço de artistas”. Além do Viva Voz, que já faz apresentações públicas, criado e dirigido pela professora de Artes Maristela Rocha, agora um outro grupo musical também se destaca e acaba de ser classificado em primeiro lugar no Festival de Música Autoral do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, que aconteceu no dia 18 de novembro. Como premiação, o grupo de alunos fará a gravação da música Volta e um show aberto ao público no Conservatório. A autoria é coletiva, de Ana Alice Freire Gomes, Ana Lívia da Silva Almeida, Ana Luiza de Santana Vale, Jhonattan Moreira Mota, Júlio César Fais Júnior e Maria Luiza Matavelli Cosmo.

O ponto de partida para a criação foi uma atividade avaliativa da disciplina Arte, a criação de uma música, a partir de orientações da professora Maristela. A primeira apresentação de Volta aconteceu, com sucesso, no Recital realizado durante o Festival de Arte e Cultura no dia 05 de outubro, aberto aos familiares. A repercussão não poderia ter sido melhor: a motivação para a inscrição no Festival e a vitória.

Segundo Ana Alice, “o processo de criação foi uma das partes mais legais, pois eu já tinha criado uma parte da letra em casa, mas ela ainda não tinha ritmo, então nos sentamos do lado do prédio de aulas, na grama, e fomos criando o ritmo e o restante da letra. Nós conseguimos finalizá-la em somente um dia”.

Para Maria Luiza, “participar do festival foi incrível, estar lá fazendo o que eu gosto com as pessoas que eu amo, meus melhores amigos e minha irmã foi uma sensação absurdamente gratificante, e a emoção após o resultado foi mais sensacional ainda! Eu fiquei tão feliz, era como se fosse um “empurrãozinho” pra demonstrar que não devemos desistir desse sonho!!!” Já Ana Luiza afirma que “foi uma experiência incrível, acho que queríamos muito ganhar, mas não achamos que isso, realmente, aconteceria, então, foi uma surpresa!”

Jhonattan, instrumentista e cantor, além da alegria, expressam gratidão “achei uma experiência muito interessante, uma coisa nova pra nós, o que levantou o ânimo do grupo. O apoio do CEFET foi fundamental também, agradecemos muito por tudo”. Ana Lívia também aproveita o momento para agradecer ao pai, que a enviou o link de divulgação do concurso, e explica “foi uma experiência inesquecível, que nos deu muito entusiasmo para prosseguir”.

Júlio Cesar, violonista do grupo, dá um depoimento eufórico: “Obtivemos, com essa conquista, um reconhecimento considerável na área musical, que foi originado de um simples trabalho avaliativo, mas que ganhou força e o incentivo imenso do CEFET. Uma das melhores experiências que vivi”.

Sobre a emoção do anúncio em primeiro lugar, Ana Alice conta que “Quando falaram nosso nome como vencedores do primeiro lugar nós começamos a pular de felicidade. Não tínhamos palavras para descrever tudo o que estávamos sentindo, porque queríamos muito aquele prêmio, nossa música gravada em um estúdio. Agora vamos conseguir realizar esse sonho e colocar nossa música em plataformas digitais para deixá-la mais acessível ao público”

A Premiação no Festival do Conservatório

Apresentação do grupo no Festival de Arte e Cultura no CEFET

Apresentação no Recital do Festival de Arte e Cultura

Apresentação no Recital do Festival de Arte e Cultura

                                   O grupo com a professora de Artes, Maristela Rocha

                    Apresentação em evento do Dia da Consciência Negra no CEFET, em novembro.

Responsável: Maristela Rocha